Cinderela em Paris



Faz hoje precisamente uma semana que vi um dos filmes mais encantadores de sempre, Cinderela em Paris, com Audrey Hepburn e Fred Astaire. Sem dúvida um dos filmes da minha vida, mas sou suspeita para falar, a Audrey Hepburn é a minha musa, o meu ídolo, a minha inspiração.
Vou contar-vos a história …
Audrey Hepburn é Jo, uma intelectual, uma rapariga simples que ama livros e sonha ir a Paris, para conhecer o seu ídolo, o filósofo francês Emile Flostre. A sua vida muda quando é descoberta pelo famoso fotógrafo da revista de moda Quality Magazine, Dick Avery, que encomendado pela editora Maggie Prescott, anda à procura de um “novo rosto” para a revista. É então que encontra Jo na livraria em que esta trabalha e fica maravilhado com a sua beleza, até então um tanto escondida. Através de um longo e árduo trabalho de persuasão, lá a convence a acompanhá-lo até Paris, para ser apresentada à sociedade como a nova cara da Quality, vestida pelo designer Paul Duval. Embora no início tenha aceitado a proposta considerando-a um meio para atingir o seu fim, ou seja, ir a uma palestra de Flostre, a verdade é que Jo se deixa seduzir pelo mundo da moda, tornando-se este essencial para a sua vida, pois é lá que descobre o amor.

Agora, a outra parte …
Para além da história ser deliciosa, este musical revestido de comédia romântica representou grande marco no que respeita ao modo como as produções fotográficas evoluiram ao longo do tempo. Se até lá as modelos adoptavam poses rígidas e frias, com o decorrer dos anos, e a iinfluência do filme, passam a ser captadas pelas lentes em movimento. Contraste que podemos ver entre o início e o fim do filme.
Outro aspecto curioso é o facto de que ainda que seja um filme datado do ano 1957, não podia de ser considerado mais actual. Audrey apresenta um guarda-roupa clássico e atemporal que não nos choca, contrariamente ao que se passa com outros filmes de época. É um guarda-roupa que poderia ser facilmente utilizado por qualquer uma de nós no dia-a-dia. Pretos e cremes são a essência da paleta de cores dos figurinos com que nos presenteia. Além disso, o padrão de beleza está muito de acordo com oque vigora hoje em dia, uma mulher alta e esguia, com um olhos enormes e delineados como que por um pintor, umas pestanas lindas, de fazer inveja a qualquer uma … Tudo protótipos que estamos estamos habituadas a ver nas revistas todos os dias.

O GUARDA-ROUPA


Recomendo-vos vivamente, really
 

Sem comentários:

Enviar um comentário