Joana Vasconcelos em Versailles


Há dois anos, tive oportunidade de ver uma exposição da Joana Vasconcelos, no CCB. Lembro-me de ter ficado literalmente "de boca aberta" com tanta originalidade e criatividade e de me perguntar «Meu Deus, como é que é possível fazer coisas incriveís a partir de "lixo", praticamente?». De labirintos obscuros, com a parca iluminação de flores de plástico; passando pelos enormes corações de filigrana, feitos de talheres de plástico e embalados ao som dos fados de Amália Rodrigues; até ao sapato gigante, o meu preferido, fruto da paciência e de inúmeras tampas de panela, todas as obras são fantásticas.
Em 2008, pela primeira vez, o Palácio de Versailles abriu as portas à arte, à arte contemporânea. Depois de Jeff Koons, Takashi Murakami, Xavier Veilham e Bernar Venet, a artista plástica portuguesa é a primeira mulher a expôr no palácio que foi morada de Marie Antoinette. Que orgulho !!
A exposição está aberta ao público a partir do dia 19 deste mês até 30 de Setembro.


------------------------------------------------- ± -------------------------------------------------

« O meu trabalho foi desenvolvido em torno da ideia de que o mundo é uma ópera, e Versailles encarna o ideal operático e estético que me inspira. As obras que eu proponho existem para este lugar. Vejo-as ligadas a Versailles de uma forma intemporal. Quando passeio pelas salas do Palácio e pelos seus jardins, sinto a energia de uma configuração que gravita entre a realidade e a fantasia, o dia-a-dia e a magia, o festivo e o trágico. Ainda posso ouvir o eco dos passos de Marie-Antoinette, o ambiente festivo e a música das salas senhoriais. Como seria a vida de Versalhes se este universo exuberante e grandioso fosse transferido para a nossa época? »

JOANA VASCONCELOS

xoxo ♥

Sem comentários:

Enviar um comentário