Para um bronzeado saudável ...



O sol quando nasce é para todos e os perigos que dele provêm também, por isso é importante saber prevenir escaldões e eventuais doenças resultantes da sua excessiva exposição, tais como insolações ou cancro de pele.
Como prevenir é melhor que remediar, nunca deixe de aplicar protector solar, principalmente aqueles que garantem um maior indíce de protecção com um factor mais elevado. Todos os de FPS superior a 15 já oferecem defesa contra os raios UVA, que provocam o envelhecimento da pele, e UVB, responsáveis pelas queimaduras. No que respeita aos cremes "à prova de água", que tendecialmente costumamos gostar muito e de certa forma nos aliviam a consciência porque pensamos "vamos lá aplicar o protector antes de ir à água e despachar isto de uma vez por todas", é importante desmistificar que não se trata de nenhum produto milagroso, uma vez que nenhuma fórmula é realmente impermeável à agua.
Quanto à aplicação, o Professor Seth Matarasso, dermatologista da Universidade da Califórnia, diz-nos que existem seis lugares muito fáceis de esquecer e não menos importantes, sendo eles: à volta dos olhos, os lábios, a zona carnuda debaixo dos braços, as pernas, a risca do cabelo - por mais estranho que pareça - e qualquer sítio habitualmente não exposto. Portanto, tenha muita atenção !!
Se este post já vem tarde de mais e está a lutar contra algum escaldão note quatro passos para o aliviar:

1.Tome um anti-inflamatório como a aspirina ou ibuprofeno para reduzir a inflamação e a dor.
2.Tome um banho morno.
3.Beba um sumo de laranja, que é antioxidante, e aplique um creme de vitamina C - segundo alguns especialistas alivia o escaldão.
4.Hidrate-se, utilize o seu creme de corpo habitual e, nas zonas mais afectadas, aplique aloé, que é bastante refrescante.

Eu sei que toda esta conversa pode ser um bocado chata, mas há uns tempos vi uma reportagem sobre o cancro da pele e dei conta da irresponsabilidade que é expormo-nos ao sol sem qualquer protecção, tudo para obter um bronzado bonito, quando o mais bonito de tudo é a nossa saúde.


Sem comentários:

Enviar um comentário