World Press Photo



«O fotógrafo português Daniel Rodrigues, de 25 anos, ganhou o primeiro prémio da categoria Vida Quotidiana do concurso de 2013 do World Press Photo com uma imagem de jovens a jogar futebol num campo de terra na Guiné-Bissau.
Segundo a descrição da fotografia, disponível no site do concurso de fotojornalismo mais importante do mundo, a imagem foi captada num 'campo de futebol' improvisado num terreno que, no tempo colonial, foi ocupado pelo exército português.
Daniel Rodrigues espera agora que o prémio lhe traga "trabalho", porque está desempregado desde setembro e teve que vender o seu material fotográfico.
Em declarações à Lusa, o jovem fotógrafo de Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão, contou que está desempregado desde setembro, e que, entretanto, teve que vender o material fotográfico que possuía, "para continuar a pagar as contas".
"Estou sem fazer nada, procuro emprego, até fora da área, em qualquer coisa", disse.
A fotografia que lhe valeu um prémio no valor de 1.500 euros, foi tirada em março do ano passado, mas nunca foi publicada em nenhum jornal ou revista, porque "ninguém quis" comprar o trabalho.
Daniel Rodrigues, enquanto acompanhava uma missão humanitária na Guiné-Bissau, aproveitou para tirar um conjunto de fotografias de futebol.
Daniel espera que esta distinção lhe traga "principalmente trabalho na área" e também conseguir "ter uma máquina fotográfica, objetivas e material, para poder voltar outra vez ao fotojornalismo", porque "as saudades já são muitas".»

in Fotógrafo português premiado no World Press Photo está desempregado e nem máquinas tem, revista VISÃO.


Notícias como esta despertam em mim um duplo sentimento de orgulho e vergonha. Orgulho por ver "um dos nossos" ser laureado com tamanho galardão e  vergonha por ver a falta de reconhecimento dos artistas portugueses dentro do seu próprio país. Espero que este prémio lhe abra muitas portas e lhe augure uma carreira cheia de sucessos.


Sem comentários:

Enviar um comentário