Street Style


Há imenso tempo que andava para escrever este post. Tudo começou quando vi a fotografia que publiquei ali em cima, pela primeira vez. Não sei ao certo o que me chamou mais a atenção, se o chapéu, se o look, mas sei que o que me fez reflectir foi a máquina fotográfica, que associei logo à ideia de street style, sendo já a fotografia - por si só – um prenuncio sobre o mesmo.
Já lá vai o tempo em que as tendências das passerelles chegavam até nós através de revistas. Com o proliferar das novas tecnologias, surgiram os blogs, que na minha opinião têm um papel fundamental no que a isto diz respeito. Muito não seja pelo simples facto de serem gratuitos.
Dentro dos blogs faço especial menção aos de street style, que nos dão uma outra  prespectiva, muito mais acessível, de consumir moda. Visto que, é bem diferente vermos um editorial numa revista, com peças a preços inacessíveis à maioria dos comuns dos mortais, e ver uma fotografia de uma pessoa super normal no meio de uma rua.
Dizem que na origem do street style esteve um colunista do New York Times. Uma vez por semana, publicava uma fotografia de alguém da elite nova-iorquina que tivesse sido visto muito bem vestido, na rua. Assim, os leitores poderiam copiar as roupas das marcas ou o estilo das pessoas. Sendo este um dos principais propósitos ainda hoje em dia.
Na blogosfera portuguesa, há que salientar o nome de José Cabral, mais conhecido por Alfaiate Lisboeta – um blog em que as imagens falam por si só. A nível internacional consulto vários, mas pela qualidade destaco o The Sartorialist, de Scoot Schuman, um blog onde há lugar para gente de todas as idades, nas mais divertidas poses e combinações ou o Jak&Jil, de Tommy Ton, que tem uma lente sempre colocada nas mais famosas trend setters e it girls.

Sem comentários:

Enviar um comentário